sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tratamento da dor crônica miofascial do músculo Supra Espinhoso

Olá Pessoal! Dando continuidade ao assunto Trigger Points vou falar um pouquinho do Supra Espinhoso.
O músculo supra espinhoso quando apresenta pontos-gatilho ocorre dor profunda no ombro, concentrada na região média do deltóide. Essa dor em geral estende-se para o braço e antebraço e, as vezes, concentra-se muito sobre o epicôndilo lateral do cotovelo. Esse componente epicondilar ajuda a distinguir os Ogs supra-espinais dos infra-espinais, que não concentram a dor no cotovelo. Raramente a dor é referida para o punho. A sensibilidade e a dor que ele projeta para a região deltóidea média são facilmente confundidas com bursite subdeltóidea.



A principal queixa dos pacientes com Pgs no supra-espinhal é dor referida que em geral é fortemente sentida durante a abdução do braço, na articulação glenoumeral, e é sentida como dor surda quando ocorre em repouso. Alguns pacientes referem estalido ou clique em torno da articulação, que desaparecem quando o Pgs do músculo é inativado.


Abaixo vídeos do tratamento do supra espinhoso baseado na técnica de inibição neuromuscular integrada.



As referências seguem a postagem anterior sobre Trigger points.
Até a próxima Post.

4 comentários:

  1. Oii... Alexandre,
    Gostei muito deste video e também do seu blog... adoreii, agora sou eu mesmo !!!! Patricia (Frasce), meu e mail para mandar as revistas é pgcfisio@gmail.com

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Prof. tenho muitas dores a mais de 1ano, alguns médicos afirmam ser fibromialgia, outros miofascial. Ja tive dores em pontos dolorosos específico na lombar, agora a dor está localizada a mais de 4 meses na escápula, pescoço e na frente 2º costela esterno. As dores na parte de atras são qdo localizado os pontos,aperto e sinto dor. Já na frente, a dor está contínua, latejante. Percebo o músculo saltado formando um nódulo intocável. Tenho tido prisão de ventre, minha menstruação não vem há 2 meses e a dores são contínuas. Nos dois exemplos do vídeo meu marido fez e me ajudou muito, pelo menos não tomei na parte da manhã o relaxante muscular como de costume (diariamente 2x ao dia) Me oriente se possível exercícios que amenizam a dor. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabreti, não posso fazer um diagnóstico físico funcional a distância, mas sua descrição é muito característica a Síndrome da dor miofascial. Na outra postagem sobre o assunto eu coloco as diferenás entre a Fibromialgia e a Dor Miofascial. Quanto a exercícios posso lhe indicar primeiro que procure um fisioterapeuta especializado em Terapia Manual, este é o primeiro passo. Caso isto seja difícil na região que você mora lhe indico a leitura de um guia prático de tratamento:
    "Kostopoulos, Dimitrius; Rizopoulos, Konstantine; Pontos-Gatilhos Miofasciais. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2007."
    - Este livro tem a técnica com simples aplicação, mas se você ou seu marido não for da área pode ficar um pouco difícil , pois é um livro técnico. Bom, Espero ter ajudado. Grande abraço e boa sorte. Alexandre.

    ResponderExcluir
  4. ola , por favor prof Alexandre souza resolva meu problema, nao sei mas o que fazer ,com tanta dor no minha musculatura do trapezio, que doi muito dos dois lados , sinto formigamento no braço esquerdo , ja fui em tantos medicos fiz raiox , cintilografia e nada consta , fiz todos os tipos de fisio ( rpg,acun,pilates,etc e so tenho melhoras rapidas e com horas ja volta td de novo, pela suas teorias eu li e acho que vi identifiquei minhas dores , por favor tente me ajudar nao sei mais o que fazer , ja gastei ate o que nao tenho com isso e td em vao sou novo tenho 27 anos e essa dor me acompanha a 7 quase 7.. conforme eu estico ou viro o pescoço ou forço o musculo to trapezio estala td e sinto alivio rapidos,,.. o que posso fazer como tratar ,.. so com fisio e qual ? tem remedio , injeçoes ou algo ..? por favor tente me ajudar serei grato eternamente,,,

    ResponderExcluir