segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

- Stretching Muscular ! Vamos Alongar !

Olá pessoal! Vamos falar um pouco sobre alongamento muscular. Como Reeducador Postural o tipo de alongamento que vejo como eficaz são os GLOBAIS. Estes devem ser lentos e progressivos, respeitando sempre o tempo de cada um. Sendo você uma pessoa saudável, sem lesões importantes prévias, o SGA pode ser aplicado, desde que sob orientação de um BOM TERAPEUTA! Vejamos o que é :

“ Técnica derivada das auto posturas da Reeducação Postural Global, são estiramentos globais indicados para indivíduos que não requeiram um acompanhamento individual. As posturas são indicadas de acordo com os grupos musculares mais exigidos e mais propensos a retração muscular, devendo ser analisadas as AVD´s e AVL do indivíduo, como no caso dos desportistas, dos trabalhadores que realizam movimentos repetitivos, no sedentarismo, etc.”

“ A principal indicação sempre será a prevenção ou a manutenção após RPG, porém se aplica perfeitamente em casos onde as correções mais leves se fazem necessárias, desde que a dor não esteja presente."

Equipe do Real Madrid na época do Zidane realizando SGA
-

 -- A colocação em tensão de uma cadeia é feita sempre de uma maneira delicada, suave e progressiva;
-
-É sobre os músculos “frios” que as posturas de estiramento são mais eficazes;
- O tempo ideal é de 10 minutos, porém devemos respeitar o tempo de cada um;- Os estiramentos prolongados são mais eficazes que as trações bruscas (alongamento balístico);
- -Praticar 2 a 3 vezes por semana, priorizando a parte do corpo que mais precisa;
- Em todas as posturas é essencial insistir sobre a expiração profunda;
- É preciso resistir ligeiramente ao estiramento imposto (contração isométrica numa posição excêntrica);
- -A contra resistência inibe o músculo estirado, desencadeando o reflexo miotático inverso;  

Os Princípios do SGA !



- Na foto acima eu realizo na minha paciente, Karen Rangel (bailarina), uma postura ajoelhada com o intuito de alongar a cadeia muscular anterior, ajudando no reposicionamento pélvico, e da coluna lombar (muito exigida na dança). O quadríceps é o músculo que normalmente mais se sente nessa postura.

Revista Boa Forma!

- A aplicação da técnica é muito produtiva no esporte, como prevenção de lesões e como otimizadora da performance do atleta de alto nível, onde milésimos de segundos pode representar um novo recorde ou quando um gesto do esporte pode ser melhorado, otimizando um golpe ou chute em uma bola. Vejamos o exemplo a seguir:
- No esporte muitas vezes o alongamento é mal efetuado ou ignorado (principalmente pelos amadores). Um jogador de futebol que apresente retrações musculares nos níveis espinhais lombares, na hora que executar um chute na bola terá seu torque reduzido em virtude da amarra espinhal que segurará sua pelve, compensando com o arrendondamento da curvatura (uma inversão da curva) e consequente encolhimento da postura. Os ísquios reduzem sua capacidade elástica e geram a inflexão vista abaixo!



Entende-se que em esportes como o futebol músculos como os ísquios tibiais são muitas vezes trabalhados de forma incorreta, priorizando sua fase concêntrica em detrimento da sua força excêntrica. A mecânica de frenegem exercida pelos ísquios fica óbvia aos vermos o gesto do chute quando há retração da cadeia posterior. Além da possibilidade de sofrer lesões por rigidez excessiva este mecanismo gira a pelve em excessiva retroversão estirando o quadríceps e gerando uma mecaismo de superiorização da patela, que com o passar do tempo evoluirá para a instabilidade e o desgaste da cartilagem patelar (falo por experiência própria!). As formas clássicas de alongar este grupamento esta abaixo:



Agora abaixo uma sequência de fotos de alongamento da cadeia posterior,  forma mais adequada, respeitando os princípios já citados acima:



Abaixo, neste vídeo, a origem de tudo, as auto posturas da Reeducação Postural Global.
Auto Postura Sentada.


Auto Postura de Pé



Auto Postura na Posição Alongada de Costas



Auto Postura na Posição Alongada de Costas 2ª parte.






- Como a natureza é sábia, os animais também praticam o alongamento instintivamente. Aprendam as posturas do cão e do gato ! Rs,rs,...  

- Nesta foto podemos presenciar o momento do Stretching Canino !


E nesta outra o SGA Felino!


Valeu e até a próxima Post!
Up Fisio!!!!!!


- Souchard, Ph. E. Reeducação Postural Global – método do campo fechado. Ed. Ícone, São Paulo, 1986.
- Grau, Norbert. SGA, A Serviço do Esporte. Stretching Global Ativo. Ed. E Realizações. São Paulo, 2003.
- Souchard, Ph. E. Esculpindo seu Corpo – Auto Posturas de Endireitamento. Ed. Manole, São Paulo, 1997
- Souchard, Ph. E. O Stretching Global Ativo – A Reeducação Postural Global a serviço do esporte. Ed. Manole, São Paulo, 1996.




2 comentários:

  1. Prof. já tem as fotos do curso que aconteceu na frasce?

    Grande abraço. Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse assunto. Agora que já iniciei o curso de RPG Original compreendo muito melhor essas posturas.
    Grande abraço.
    Agnes Luciana

    ResponderExcluir