segunda-feira, 10 de outubro de 2011

- 13 de Outubro - Parabéns Fisioterapeuta!

- Olá pessoal, esse post é apenas para falar um pouquinho de algo que muito me emociona e me traz alegrias a cada dia, minha profissão, FISIOTERAPIA. Estou formado a pouco mais que dez anos e me vejo um melhor profissional a cada dia. As conquistas que vieram são conseqüência do meu esforço diário em ser um pouco melhor a cada dia. Agradeço muito a todos que contribuíram para minha formação, entre estes, meus professores da FRASCE (hoje amigos de profissão) e dos cursos que já fiz até hoje, supervisores de estágio, meus colegas de profissão com os quais aprendo a cada dia, pacientes, alunos e principalmente a minha família (meu pilar de sustentação).

A fisioterapia foi regulamentada como profissão de nível superior através do decreto lei N. 938 - DE 13 DE OUTUBRO DE 1969, o mesmo que também regulamentou a profissão de Terapeuta Ocupacional. De lá para cá muitas conquistas profissionais e um amadurecimento político e científico progressivo vem dando contornos a nossa profissão. Muitas especialidades reconhecidas como Acupuntura, Fisioterapia Dermatofuncional, Esportiva, do Trabalho,  Neurofuncional, Oncofuncional, Respiratória, Traumato-Ortopédica, Osteopatia e Quiropraxia, em Saúde coletiva e em Saúde da Mulher.

Muito ainda temos a conquistar, e por isso peço aos fisioterapeutas e aos acadêmicos e futuros doutores que lutem por sua profissão, estudem e pesquisem sempre, sejam éticos e jamais deixem que qualquer um se desfaça de sua formação, pois somos fundamentais ao mundo em que vivemos! Sejamos úteis a nossa sociedade e o Altíssimo nos abençoará! Abaixo, minha oração de agradecimento e comemoração a esta semana!

Oração do Fisioterapeuta
Senhor,
Hoje, Fisioterapeutas que somos,
Aclarados das deficiências orgânico-funcionais
Que se encontram muitos de nossos irmãos
Sob a luz esclarecedora de Nosso Mestre Jesus Cristo,
Rogamos a Deus que nos ilumine,
Conceda-nos humildade e sabedoria
Bondade e seriedade,
Para podermos buscar a cura, total ou parcial,
Amenizando as mazelas do corpo físico,
Através do uso preciso de nosso arsenal terapêutico,
E que através do toque de nossas mãos,
Instrumento da mais nobre importância,
Possamos palpar, diagnosticar, tratar e abençoar,
Corpo e Alma,
Amando o próximo como a nós mesmos,
Engrandecendo a profissão que abraçamos,
Evoluindo continuamente a Fisioterapia,
Através do estudo abnegado de tal ciência
Sob a luz elucidadora do Nosso mestre Jesus,

Que assim seja !
Amém!


Parabéns Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais
Paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário